sábado, setembro 5

Que tal aproveitar o feriado prolongado pra por esse corpinho pra se mexer???
Todo mundo sabe que antes da pratica de uma atividade física, deve-se consultar um médico, fazer exames e tals.
Aqui tem algumas informações a respeito dos mitos e das verdades sobre as atividades físicas.
Vale a pena ler...

Há quem se enrole em sacos plásticos para suar mais. Há quem acredite que quanto mais doído o corpo ficar depois da malhação, melhores os resultados. Há inúmeros mitos que rondam a prática de exercícios físicos. Eles passam de pessoa para pessoa como se fossem verdades definitivas e comprovadas. Não são. Fique atento: além de mentirosos, tais mitos podem trazer enormes prejuízos à saúde. Com a proximidade do verão, o perigo é ainda maior. É a época em que começam as corridas malucas em busca da tão desejada boa forma. ‘‘Grande parte das pessoas procura, única e exclusivamente, resultados estéticos. Tentam alcançar modelos de beleza impostos pela mídia, que nem sempre são bons para a saúde’’, alerta o especialista em Educação Física da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Fernandes Costa. Os exercícios físicos são importantes nos programas de emagrecimento. A associação entre o menor consumo de gorduras e carboidratos na dieta e um maior gasto de calorias é a forma mais eficaz de eliminar os excessos. A malhação também evita a perda de massa muscular, que ocorre quando são usados remédios para emagrecer ou são seguidas as nem sempre seguras dietas da moda. Mas é importante que os esportistas tomem consciência de que os exercícios só trazem benefícios à saúde quando são corretamente prescritos e acompanhados. O Correio preparou uma lista das pegadinhas prediletas que os marombeiros desinformados lançam na “rádio-corredor” das academias. Confira, também, as versões corretas dos especialistas.



Mito:O exercício só funciona quando sentimos dor no dia seguinte.
Verdade: A dor durante e após o exercício nunca é sinal de eficiência, mas sim de que os limites estão sendo ultrapassados. Para sedentários, é natural que, após as primeiras sessões de exercícios, sintam-se dores decorrentes de microlesões musculares. Mas elas diminuem à medida que a condição física melhora.

Mito: Fazer abdominais queima gordura na barriga.
Verdade: Não existe ‘‘queima’’ de gordura localizada. Para que a gordura seja metabolizada (expressão correta) durante a malhação, é preciso dedicar-se aos exercícios aeróbicos — de baixa intensidade e longa duração (como caminhar, andar de bicicleta, etc). Com eles, a gordura é metabolizada de forma generalizada e não numa região específica. A abdominal não tira barriga, apenas a enrijece.

Mito: Fazer exercícios com agasalhos e plásticos enrolados no corpo ajuda o emagrecimento.
Verdade: Essa mentira é bastante arriscada e pode trazer sérios danos para a saúde do esportista. Ela causa perda exagerada de água e pode desidratar o malhador durante o exercício. É importante destacar que suor não indica emagrecimento, mas simplesmente perda de água no organismo.

Mito: Não se deve tomar água durante os exercícios.
Verdade: Quando praticamos exercícios, perdemos água e eletrólitos (sais, como sódio e cloro). Repor a água perdida é fundamental para a manutenção do organismo e qualidade do treinamento. Portanto, tome água antes, durante e depois da malhação.

Mito: Praticar exercícios é a melhor forma de emagrecer.
Verdade: A prática de exercícios físicos é muito importante nos programas de emagrecimento. Mas a melhor forma de perder peso é associá-la a uma mudança de hábitos alimentares. Dessa forma, atua-se no balanço energético diminuindo a ingestão de calorias e aumentando o seu gasto.

Mito: Praticar exercícios em jejum emagrece.
Verdade: O emagrecimento depende dos estoques de carboidratos do organismo, que diminuem quando ficamos em jejum. Assim, exercícios em jejum causam diminuição da massa muscular e não da gordura.

Mito: Musculação engorda.
Verdade: Ao contrário do que muita gente pensa, a musculação também pode ser utilizada para o emagrecimento. Ela promove gasto energético não só durante o exercício, mas também após, em função do aumento da taxa metabólica dos esportistas. Nos programas de hipertrofia (em que há grande ganho de massa muscular), o atleta aumenta de peso, mas se torna mais magro — por ter menos gordura no organismo.

Mito: Emagrecer e perder peso é a mesma coisa.
Verdade: Não. Emagrecer significa perder gordura, o que pode acontecer sem uma perda significativa de peso na balança. Isso ocorre em programas direcionados ao ganho de massa muscular. Por outro lado, a pessoa pode perder peso e ao mesmo tempo engordar, desde que essa perda seja na forma de água e massa magra (muscular). Essa situação é muito comum nos programas de perda de peso com medicações ou nas dietas da moda.

Mito: Quanto menos gordura no corpo, melhor.
Verdade: A gordura desempenha papel importante no organismo, sendo que tanto seu excesso quanto sua deficiência acentuada fazem mal à saúde.

Mito: A natação é o esporte mais completo que existe.
Verdade: Não existe esporte completo. A modalidade deve ser escolhida de acordo com os objetivos e necessidades de cada um. Para pessoas que sofrem de alguns desvios posturais, a natação pode ser prejudicial.

Mito: Quanto mais exercício físico, melhor.
Verdade: A prática de exercícios é importante, mas o organismo precisa de repouso adequado para obter benefícios desta prática. É importante que os limites sejam respeitados e que haja um período de recuperação de pelo menos 24 horas entre os treinos.

Cuidados importantes

  • Para que a prática de exercícios seja segura e atenda aos objetivos que se propõe, é fundamental que antes do início de qualquer programa de exercícios o esportista faça avaliações física e médica para garantir a prescrição dos exercícios adequados.

  • Pessoas com excesso de peso não devem fazer exercícios de grande impacto (como ginástica aeróbica ou step), para evitar lesões nas articulações. Para essas pessoas, o ideal são exercícios aquáticos, em bicicleta ergométrica ou com aparelhos.

  • Antes da prática de qualquer exercício físico dever ser feito um aquecimento geral. Ele prepara o corpo para o exercício e previne lesões. Também não
  • Fonte:http://listas.cev.org.br/arquivos/html/cevfit/2001-11/msg00009.html

  • Beijos

    5 comentários:

    Mariana disse...

    Adorei a matéria!!
    Nunca tinha ouvido falar dessa de alguem se enrolar em plastico, mas meu marido tem a mania de querer caminhar quando se tá com sol torrando a muleira, pq diz que sua mais e ai emagrece mais. Agora já posso dizer que suar mais nao significar isso!
    Um fds maravilhoso pra vc!
    beijo

    Chega de ser Gorda!!!!! disse...

    Muito mara...suas dicas...
    adoro isso...
    vamo aos poucos...aprendendo..e corrigindo os erros...
    bjaooo
    força semrpeee

    Pati disse...

    Oi linda. Suas dicas são ótimas. Eu confesso que já passei creme na barriga e enrolei plástico e fui caminhar eheheheheh Um ótimo sábado pra vc.. bjos

    verina2009 disse...

    Adorei as suas dicas e seu blog,vou acompanha-la para que possamos nos ajudar.beijossss

    Edy Japan disse...

    oi,amei a matéria,ainda mais agora q resolvi voltar a me exercitar,rsss,força pra nós