quarta-feira, setembro 29

Γεια σας κορίτσια *
Sou praticamente grega agora...o que posso fazer? Acordei assim!!
Para as que não estão familiarizadas com a minha nova língua mater-facílima de se aprender em apenas 3 lições- eu só disse:
* OLÁ MENINAS!
O negócio é sério tô me sentindo grega!...
Não, não ganhei uma cruzeiro pelas ilhas gregas num concurso "Imite o Grito do Tarzan", não conheci ninguém que mora lá e me prometeu estadia infinita grátis numa daquelas casinhas brancas com florzinhas coloridas de frente pra uma paisagem de cartão postal e muito menos vou aceitar um emprego pra cuidar de uma senhora idosa, que vive com o filho solteiro, lindo e ruiquíssimo numa mansão numa ilha romantica.
Nops, nada disso...só assisti o Globo Reporter e cai de amores pela Dieta do Mediterrâneo. Decepcionadas? Tá fazer o que...
Tem um tempão que penso- e fico só nisso mesmo- que gostaria de comer menos carne. Pra quem mora na praia é até sacanagem não comer peixe né? Só que os mercados daqui não tem peixe fresco, a carne é mais comodo...Acho que vale a pena o sacrificio, além de fazer uma caminhadinha, peixe é tudo de bom!

Os alimentos típicos desse padrão mediterrâneo, que foi associado à saúde, são: abundância de alimentos de origem vegetal, ou seja, hortaliças em geral, que inclui: os legumes variados e sazonais (legumes da época), verduras, que estão dentro do grupo das hortaliças, também variadas e frutas em geral. A gordura boa também está associada a um dos principais ingredientes da dieta: o azeite de oliva extra-virgem. “É rico em ácidos graxos monoinsaturados. Além disso, ele possui fenóis, que são importantes na proteção cardiovascular também. Mas engorda. Tem que ser em substituição a margarinas, manteigas, cremes vegetais, cremes de leite e passar a ser a gordura predominante naquele hábito alimentar. Mas tem um limite: no máximo duas colheres de sopa no almoço e duas no jantar. Mas a grande estrela da dieta do mediterrâneo é sem dúvida o vinho. O paciente precisa ter o consentimento do médico. A dose diária é de 250 mililitros, ou seja, um copo tipo requeijão que pode ser dividido em meio copo no almoço e meio no jantar. Para as mulheres, o indicado é um pouco menos do que isso. Consumido assim, moderadamente, o vinho pode ser o elixir que ajuda o sangue a correr livre.(matéria completa aqui)

Como meu objetivo é perder a fofura que me oprime, vou associar a dieta mediterrânea à dieta dos pontos!
Na verdade desde sábado to em fase de adaptação e to gostando muito!Ainda não consegui dispensar o café, mas que sabe com o tempo, e depois não serei muito rigorosa comigo mesma!
 Sinceramente espero bons resultados. Alguém ai já seguiu uma alimentação assim?
Aqui vai um exemplo do cardápio diário pra vocês terem uma idéia!

CAFÉ DA MANHÃ
1 copo de suco de laranja batido com 2 folhas de couve 8 morangos e 1 kiwi com 1 col. (sopa) de granola
OU 1 xíc. (chá) de hortelã 2 fatias de pão integral 1 col. (sobrem.) de geléia light 1 fatia de melão

LANCHE DA MANHà
1 pêra OU 1 maçã OU 1 laranja OU 1 barrinha de cereais com castanha e amêndoas
 
ALMOÇO
 mix de folhas verdes à vontade (alface americana, rúcula, agrião) temperadas com 1 col. (sopa) de azeite extravirgem e vinagre balsâmico à vontade 3 col. (sopa) de arroz à grega ½ concha de grão-de-bico 1 prato (sobrem.) de vagem cozida no vapor 1 filé (100 g) de peixe grelhado 1 fruta

LANCHE DA TARDE
 1 milk-shake feito com: 1 copo (200 ml) de bebida à base de soja, 2 castanhas, ½ mamão e 1 maçã, batidos no liquidificador OU  1 taça de salada de frutas com 1 col. (sobrem.) de granola

JANTAR
 agrião à vontade, 1 tomate e 5 morangos, temperados com 1 col. (sobrem.) de azeite extravirgem e vinagre balsâmico 1 prato (sobrem.) de couve refogada 2 col. (sopa) de arroz com cenoura 1 filé (100 g) de badejo com ervas OU 1 prato (sopa) de ervilhas 1 taça (150 ml) de vinho tinto 1 banana assada com canela.

Na verdade não calculei a pontuação de nenhuma dessas refeições, mas como a dieta dos pontos não é restritiva, dá pra adaptar tranquilo.
Gente se vamos ser Deusas Gregas, então vamos fazer a coisa certa..seja uma Deusa Grega por dentro e por fora!!!!
E funciona assim: Faço aquele prato lindo, ligo o ventilador(pra imitar a brisa marinha -ah o ventilador não pode estar muito perto, senão as alfaces entram numa que podem voar) acho um filme de paisagem grega no youtube e VOILÁ estou em Mykonos!!!
Φιλιά!!!*

                                                                                                                         * Beijos!!! =D