terça-feira, janeiro 11

Hello proteínas

Meninas ...bom dia.
Pra mim ainda é bom dia, porque to sempre no fuso horário errado, geralmente tomo café quase na hora em que todo mundo almoça e almoço na hora do lanchinho da tarde...nas ferias então, me perco toda.
O calor tá de acabar com qualquer tentativa de exercício ao ar livre, pelo menos enquanto há sol. Apesar do temporal que caiu ontem, o sol voltou hoje com seu esplendor natural, pra alegria dos veranistas que se competem com os ambulantes por um metro quadrado de areia. Eu tô fora desse programa pelo menos nos próximos 45 dias. Não por acaso estava lendo uns textos do Luis Fernando Veríssimo- que fique registrado A D O R O...-e um deles retrata exatamente as loucuras que as criaturas fazem quando chega o verão kkk
To conseguindo me manter equilibrada...fora um miserável bolinho de camarão, oferecido gentilmente pelo sabotador oficial de dietas aqui de casa - meu digníssimo esposo!
De acordo com uma matéria *, as proteínas vegetais podem turbinar a dieta. E vamos combinar a carne vermelha tá pela hora da morte - pelo menos aqui onde eu moro está muito cara. Sendo assim o negócio eé inventar moda, economizar e de quebra emagrecer...
Soja. A variedade de consumo é uma das maiores qualidades dessa amiga da saúde feminina. Dá para consumir o leite de soja, tofu, queijo cottage de tofu e soja em grão. Todas essas variedades tem uma boa quantidade de proteínas. Para atingir o consumo diário, basta, por exemplo, consumir apenas 25 gramas diários de proteína de soja. A soja cozida tem 3,3 g de proteína a cada colher de sopa. Além das proteínas, a soja contém isoflavonas que atuam de forma semelhante ao estrógeno produzido pelas mulheres. "Isso significa que, com a ingestão de soja, sintomas característicos da menopausa, como ondas de calor, sudorese, insônia e irritabilidade, são amenizados", de acordo com Roberta Stella.
Grão de bico. Não faça bico para essa leguminosa típica da culinária árabe. Apesar do preço nada atrativo aqui no Brasil, o grão de bico merece sim entrar no seu cardápio como um substituto da carne sem prejuízos. Além disso, a presença do triptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, melhora o humor, pois a substância é responsável pelas sensações agradáveis do organismo. Ela ativa os neurotransmissores cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança. E ele é realmente especial, pois o ferro dele é mais absorvível pelo organismo que o do feijão. "E menos que em menor quantidade que as outras leguminosas, a proteína do grão de bico é totalmente digerida", explica Marina. Cuidado apenas com as calorias, o grão de bico é um dos mais calóricos da família das leguminosas.
Feijão. Com tantas comidas industrializadas, você anda relegando o feijão a segundo plano no seu prato? O feijão é uma boa fonte de proteínas, fazendo uma ótima combinação com os carboidratos do arroz. Além disso, é uma ótima fonte de fibras, principalmente o branco, que tem quase o dobro de proteínas e de fibras que o feijão carioquinha. O ferro é um atrativo, pois, das 6g diárias recomendadas, 100g de feijão cumprem pouco mais de um terço. Você pode aproveitá-lo não só no arroz com feijão de cada dia, mas também em saladas, como caldinho e farofa. 
Cogumelos. Tradicionais da culinária japonesa, o shitake e o shimeji possuem poderosos antioxidantes. Além disso, são uma ótima substituição às carnes, por serem enriquecidos com o ácido fólico. Os dois tipos carregam uma considerável quantidade de ácido fólico. Em 100 gramas de cogumelo, há 1014 mg do nutriente, enquanto a ingestão diária recomendada é de 400 mg. Um bife de 100g de contrafilé carrega cerca de 13g de gorduras, enquanto a mesma quantidade de cogumelo não chega a um grama de gordura. Eles podem ser comprados frescos, em conserva ou secos, e utilizados em pratos variados, como carnes, molhos para massas, saladas e recheios de omeletes.
Oleaginosas. Com fama de calóricas, sementes como castanhas, nozes, amêndoas e pistache devem realmente ser consumidas com moderação - uma xícara pode conter até 100 calorias. No entanto, valem como um plus de proteína para acompanhar seus pratos e saladas, pois são fontes de gorduras boas, fortalecendo o coração. "O ômega 3 é importante para diminuir o colesterol ruim. Entre elas, o amendoim é o mais gorduroso", explica Marina. Para tirar o maior proveito possível, a dica é substituir, em uma refeição, cinco vezes por semana, 210 calorias provenientes de gorduras saturadas por 30 g de alguma dessas sementes.
Quinua. É é um supercereal! A quinua, além de ser ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, minerais e gordura saudável, contém todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não fabrica e que vão formar as proteínas. A quinua é livre de glúten, isso significa que os celíacos pessoas com intolerância às proteínas presentes no glúten ou pessoas com sensibilidade ao glúten podem saborear pães, tortas e bolos feitos com a farinha de quinua. Ela tem bem mais fibras que todos os cereais, além de possuir mais de 10g de ferro a cada 100 gramas.
* tirei daqui
Bom gente o negócio é usar a criatividade, por que  só de bifinho, franguinho e salada não tem condições de levar adiante uma RA de respeito.
Tenham todas uma linda terça
Beijos