sábado, janeiro 18

O que e quanto comer pra emagrecer?

Oi gente!!!
Faz um tempão que to nessa caminhada de Ra e sempre uso a DP pra me basear no quisito quantidade/valor calorico. Acho que uma coisa que ajuda muito a gente a acertar na "dieta" e entender como o corpo funciona.
Tem dois pontos chaves nessa equação, O QUE e  QUANTO comemos.
O O QUE, é fácil, pois basta a gente reparar nas calorias, certo? Nem sempre, as vezes um alimento é calórico mas é nutritivo, rico para o corpo, portanto necessário, em contra partida podemos ter uma pobre em calorias e igualmente pobre em nutrientes. Não vai ser trocando tudo para light ou pior ainda diet que a dieta vai ser um sucesso. Muitos alimentos lights tem valor calórico pouco reduzido e um preço muito elevado. As vezes compensa mais comprar o tradicional, comer uma quantidade menor e aproveitar a diferença em outros produtos, como horti-fruti que são sempre uma ótima opção que combina valor nutricional elevado e poucas calorias. Já os diets, melhor deixar apenas para quem precisa dele, os diabéticos por exemplo. Os alimentos diets sem adição de açúcar, não raro são mais ricos em gordura - lembre que cada grama de gordura tem 9 calorias contra 4 do carboidrato!
Agora quanto ao QUANTO esse costuma confundir legal a nossa cabeça! Quanto é muito, pouco ou suficiente?
Não existe um valor fixo que serve pra todo mundo, não somos todos iguais, não podemos nos basear nem mesmo quando peso e altura e idade são os mesmos, tem a questão do quanto cada um gasta por dia. Tem que ter equilibrio...nada de comer pouco pra emagrecer rápido!
AH mas daí vai demorar e eu to com pressa!!!
Hummmm mas demorou pra engordar ou deitou magra e levantou gorda? Eu demorei, engordei aos poucos em anos e sei que pra emagrecer vai demorar um tempo razoável, e eu tenho pressa sim, mas pressa não vai resolver, pode mesmo é atrapalhar.
Adicionar legenda
Imagine que seu corpo é um armário onde guarda mantimentos. Conforme os estoques vão diminuindo, a gente vai repondo, comendo comendo...acumulando na maioria das vezes. Ai resolvemos que vamos emagrecer e do dia pra noite cortamos o abatecimento que era abundante até então. Sim vai haver um choque e o corpo vai emagrecer rapidinho- os primeiros dias ou semanas, mas em pouco tempo, vai haver uma redução nos gastos pra manter o estoque equilibrado, entra pouco, sai pouco!
Emagrecer não é natural pro corpo, "ele" pensa que vai morrer e se defende! Especialmente se o gasto calorico aumenta e a comida diminue...
Por isso é MEGA importante calcular o que gasta e comer a quantidade certa pra manter o metabolismo ativo...
Metabolismo...desse a gente fala depois!!

Beijos e lindo fim de semana!!